terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sobre amor, Inglaterra e fish 'n' chips

14 de fevereiro provavelmente não significa nada para a maioria das pessoas aqui na parte sul do globo terrestre, mas para os que, no momento, estão curtindo (ou não) o inverno, 14 de fevereiro significa Valentine's Day.

Sabe o que eu mais gosto no Valentine's Day e o que eu mais odeio no Dia dos Namorados brasileiro?

No primeiro, todas as pessoas ganham cartões, não só os namorados, mas os amigos, os avós, os sobrinhos e colegas de trabalho. No segundo, só os mais sortudos (ou não) tem a chance de comemorar a data com cartões e presentes. 

Quem acha que essa nossa tradição brasileira tá furada, toca aqui! Esse ano vou presentear meus amigos e família com cartões e presentes sim! E dane-se o Cupido. 

Pronto. Desabafo feito, vamos ao que interessa.

Quem me conhece sabe que eu morro de amores pela Inglaterra e por tudo (ou quase tudo) que vem daquela ilha.



Eu amo a história, eu amo a música, eu amo os livros, eu amo os filmes, eu amo as séries, eu amo Londres e amo fish 'n' chips. 



Fui pra Inglaterra já planejando em provar essa delícia, e admito que me esbaldei por 3 vezes. O colesterol agradece.

Fish 'n' Chips + pub londrino (muito) antigo = combinação perfeita. 

Para o peixe:

4 filés grandes de bacalhau fresco (ou qualquer peixe branco e firme)
1 1/2 xícara (chá) de farinha 
1 ovo levemente batido
1 lata de cerveja gelada
sal e pimenta à gosto
óleo para fritar

Para as chips:

8 batatas grandes lavadas, com casca fatiadas em palitos
3 colheres (sopa) de azeite
sal à gosto

Para o molho tártaro:

4 colheres (sopa) de maionese
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de mostarda
um bom fio de azeite
2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva fatiadas bem fino
1 colher (chá) de cebola bem picada
1 colher (sopa) de Dill picado
1 colher (chá) de cheiro-verde picado
sal à gosto



Primeiro faça as chips. Eu as assei, pra ficar mais saudável, já que o peixe é frito.

Aqueça o forno antes. Coloque as batatas fatiadas em uma assadeira, regue com o azeite e o sal e deixe assar até elas ficarem macias por dentro e crocantes e coradas por fora. O tempo vai depender do seu forno. Normalmente leva uns 40 minutos.

Pegue os filés de peixe e empane na mistura de ovo + cerveja + sal e pimenta. Passe-os na farinha e frite em óleo bem quente. 

Prepare o molho tártaro: misture todos os ingredientes e prove para ver se falta sal ou se você quer adicionar mais Dill ou alcaparras. 

Sirva com ervilhas frescas/congeladas cozidas rapidamente em água fervente. Tempere com sal e umas gotas de suco de limão. Amasse-as um pouco com um garfo e acompanhe com rodelas de limão siciliano.

Tiro e queda pra acalmar a saudade louca que você sente da Inglaterra e dos amigos que você fez por lá. 









2 comentários:

Anônimo disse...

Hmmm, que delícia =D

Anônimo disse...

Delicious.

Boa sorte no blog

:D