sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Torta delícia, Peter Pan e almoços de Sábado

Pois é, o carnaval acabou e dizem por aí que o ano finalmente começou.

Sinto dizer, mas olha, meu ano já começou há muito tempo viu. 

As semanas já estão passando rápido, Fevereiro já está acabando e daqui a pouco já é Junho. 

Oh, correria, como eu te odeio! São nessas horas que eu lembro do Peter Pan e do crocodilo com o tic-tac perseguindo a todos nós...

Mas, já que (infelizmente) não posso fazer uma viagenzinha à Terra do Nunca quando a correria aqui por esses lados aumenta, posso (ainda bem) aproveitar um Sábado gostoso, parar, ouvir, sentir, saborear, conversar e simplesmente desacelerar. 



Fiz essa torta para um desses almoços de Sábado - os mais especiais e esperados na nossa família. Que conforto saber que ao chegar da igreja, teria essa tortinha deliciosa me esperando! 



O recheio é uma surpresa pros sentidos. Os tomatinhos cereja explodem na boca quando mordidos, a abobrinha fica firme e saborosa e a mussarela de búfala é simplesmente divina, vale a pena gastar um pouquinho e colocá-la na torta! 



Torta de tomate cereja, mussarela e abobrinha

Para a massa:

2 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais para polvilhar 
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal marinho
1 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) bem cheias de manteiga/margarina sem sal
1 ovo inteiro + 1 gema para pincelar
1/4 de xícara (chá) de água gelada

Para o recheio:

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
1 abobrinha pequena, picada em cubos 
tomates cerejas (eu usei uma embalagem inteira, bem a olho mesmo) alguns picados ao meio e alguns inteiros
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
Bolinhas de mussarela de búfala à gosto (fatiadas em rodelinhas)
Manjericão fresco à gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta à gosto

Faça a massa:

Coloque em um processador de alimentos a manteiga + farinha + parmesão + sal + fermento e pulse até dar uma misturada em tudo. Adicione o ovo e a água e pulse para incorporar. Retire do processador e dê uma moldada/amassada com as mãos (você pode fazer tudo direto com as mãos, economiza coisas para lavar depois). Se precisar, adicione mais farinha ou água, para a deixar a massa uniforme e capaz de ser aberta pelo rolo.

Faça uma bola, enrole em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Prepare o recheio:

Refogue a cebola + alho e adicione as abobrinhas. Cozinhe-as por uns 5 minutos, só para dar uma amolecida, mas manter o formato e a firmeza. Adicione os tomatinhos e o majericão. 

Abra a massa em uma superfície enfarinhada, meça com a forma para ver o tamanho exato.

Coloque a massa na forma, deixe as bordas para fora, adicione os legumes e a mussarela, intercalando tudo. 

Faça cortes nas laterais da massa e a traga para cima do recheio, deixando o centro aberto. Pincele com a gema e asse me forno pré-aquecido (médio/alto) por 1 hora ou até a massa estar dourada e o recheio borbulhando. 

Retire do forno e deixe esfriar. 



Deliciosa para almoços de sábado, domingo, segunda, ou qualquer dia que você quiser surpreender seus sentidos.

P.S: Preciso agradecer publicamente às amigas mais que queridas que já testaram minhas receitas e estão super animadas na cozinha. Meninas, amo vocês! 

P.S 2: Sempre vejo que o blog tem tidos vários acessos desde que comecei a postar, mas poucas pessoas estão comentando... Querem ver um blogueira feliz? Comentem, gente! Me contem o que estão achando, se querem sugerir alguma coisa, reclamar, palpitar :)

P.S 3: Anônimos, não esqueçam de assinar seus comentários. Fico super curiosa tentando adivinhar quem comentou, se te conheço ou não... sim, sou uma menina pouco curiosa.



8 comentários:

Malu disse...

indo no mercado comprar os ingredientes em 3,2,1...

Marina Pape disse...

amei! e parece muito saudável! vou fazer esse fim de semana =)

parabéns pelo blog carol, é muito bom e delicioso

ps. seu brownie ta nos meus favoritos, ja comi 2...momento gorda

Ary disse...

Olha que lindo, fui mostrar o seu blog pra minha mãe e aí dei de cara com essa torta linda! Mamãe ficou animada pra fazer essa receita! E tb a da salada e o Fish n' chips!! (Ela não é chegada em doce então não falou do brownie, mas esse é por minha conta! haha). Acho que vamos fazer pro almoço de amanhã :D

E parabéns pelo blog again, linda! :)

Fran disse...

Hummm A D O R E I. Será que fica bom fazer uma pizza no forno a lenha com os mesmos ingedientes do recheio?

Carolina disse...

Fica sim, Fran! Vai ficar uma delícia.

Quando fizer, me convida :D

Bjos

Bia disse...

Ahh eu comiiii =D

Ananda disse...

Parabéns Carol!! Parabéns pela receita deliciosa e pelo blog!!

Beijos da sua priminha

Joao disse...

"Oh, correria, como eu te odeio!". Que jeito poético de demonstrar insatisfação! Odeio também. Fast life é tão pobre quanto fast food.

Quase tive a sensação do tomatinho explodindo na boca, com essa sua descrição. Muito bom!