Minha maior inspiração nacional vem desse blog lindo: o Technicolor Kitchen
A Pati, que é a mente brilhante por trás das panelas, tem uma super paixão por cinema e salpica todos os seus posts com alguma referência à sétima arte. As fotos são lindas demais e as receitas, nossa... as receitas são DELICIOSAS!
No dia em que vi essa receita, minha boca salivou de tão apetitosa que a combinação era: bolo de banana com cobertura de chocolate. Simples, prático, nenhum ingrediente de outro mundo, e enlouquecedoramente deliciosa.
Testei a receita e o resultado não podia ter sido melhor: foi o bolo mais fofo, macio e saboroso que eu já assei em toda a minha vida.
Bolo:
2 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) rasa de sal
2/3 xícara de manteiga sem sal, levemente amolecida
1 ½ xícaras de açúcar
2 ovos grandes
½ xícara de iogurte natural integral
1 ¼ xícaras de bananas bem maduras, amassadas com um garfo (cerca de 4 bananas médias)
2 colheres (chá) de baunilha
Cobertura:
185g de chocolate amargo picadinho
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma retangular de 22x32cm.
Peneire juntos a farinha para bolo, o fermento em pó e o sal em uma tigela média e misture bem. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar granulado até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Junte o iogurte e bata por mais 1 minuto.
Reduza a batedeira para a velocidade baixa e acrescente metade dos ingredientes secos, batendo só até incorporar. Junte a banana e a baunilha, seguidas do restante dos ingredientes secos, e bata somente até misturar. Transfira a massa para a assadeira preparada e asse por 20-25 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar completamente na forma.
Prepare a cobertura: junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, misturando até derreter os ingredientes e obter uma mistura lisa e homogênea. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por 20-30 minutos. (Na receita da Pati, ela diz pra bater a cobertura na batedeira, até que ela fique espessa e cremosa, mas eu pulei essa etapa e espalhei direto no bolo).
Delícia, delícia e delícia!
6 comentários:
esse bolo é muito, mas muito, bom! obrigada pela receita e pelo post carolzinha linda :)
Esse bolo foi sucesso no trabalho, que bom que você também gostou! Obrigada pelas palavras doces!
Bj!
Hum!!!!!! Eu e minha mãe já estamos nos preparando para preparar mais essa receita!!! :D
Bolo de banana é muito bom! Para mim, só perde para o de cenoura, meu preferido. Voto por mais posts com receitas de bolo.
Sobre o blog que te inspirou, me fez lembrar de uma música do Coldplay, chamada Life in Technicolor. As melhores deste álbum são Viva la Vida e Death And All His Frieds, as duas canções que dão nome ao CD.
Bem que vc podia fazer de novo aqui em casa =D
Carol,
Parabéns!!!
Esse bolo é muito saboroso!!
Pode repetir???
Sandra
Postar um comentário