terça-feira, 6 de março de 2012

Farfale alla puttanesca com atum e o que há em um nome

Já perguntava Julieta para seu Romeo: 'What's in a name?'

Ninguém melhor do que os dois para notar a importância de um nome, especialmente quando se está apaixonado por alguém de uma família inimiga...

Eu entendo a pergunta da Julieta... o que há em um nome, que por mais simples que seja, consegue transmitir tantos significados e até mesmo mudar a vida das pessoas?

Carolina tem 2398569285765 significados, e o que eu achei hoje foi esse: Carolina - origem teutônica, aquela que é forte. 

(Me sentindo poderosa em 3,2,1...)

Ok, qual o significado do seu nome? Você sabe?

A receita de hoje tem um nome engraçado, e as histórias por trás dele são várias.... o mais provável é  que essa pasta, por ser rápida, era o prato escolhido pelas mocinhas de vida fácil (ou não tão fácil) devorarem antes ou depois de um encontro com seu cliente.



Eu, na verdade, acho que se chama puttanesca por ter vários temperos e sabores fortes, e imagino uma mulher andando em alguma rua italiana, com um vestido vermelho apertado, com salto e segura de si.

O farfale é uma escolha pessoal, você pode substituir pela sua massa favorita. A receita original leva anchovas, e também fica maravilhosa.



Farfale alla puttanesca com atum:
Para 4 pessoas

3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
4 xícaras de chá de farfale (eu sempre prefiro os de grano duro)
4 tomates italianos picados
3 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 lata de atum sólido em óleo
sal, pimenta e salsinha picada à gosto

Ferva água em uma panela. Aqueça em fogo médio uma frigideira grande untada com azeite. Adicione a cebola e o alho e doure por cerca de 6 minutos.
Enquanto isso, cozinhe a pasta até al dente. Adicione os tomates, o atum, azeitonas e alcaparras ao alho e cebola. Tempere com sal e pimenta.
Cozinhe por cerca de 5 minutos, até os tomates começarem a desmanchar. Escorra a massa e misture-a ao molho, adicionando a salsinha e misturando delicadamente para combinar tudo.
Sirva com queijo parmesão fresco ralado.

Pouco importa a origem do nome da receita, ela é simplesmente DELICIOSA e super fácil de preparar.

p.s: não esqueçam de assinar seus comentário, adoro saber o nome de vocês :)

8 comentários:

Malu disse...

OMG! Q delícia!!!!!
*-*

e realmente, pouco importa o nome da receita... hahahahahahahaahhahahahahahahaha

Significado do meu nome:
Maria: Senhora soberana
Luiza: Guerreira famosa.

Carolina disse...

Hum, que poderosa vc hein dona Maria Luiza! :)

Faça essa pasta, vc vai amar!!!

xxxx

Ary disse...

Eu amei a receita!! Os ingredientes me dão água na boca... Tirando o atum, que não sou mto fã. hehe O que vc acha que poderia substituir, Carol?

O meu nome origina de Ariadne (que as Ariadnes me perdoem, mas que nome feio!!) e quer dizer ''a mais sagrada''. (Que eu sou um anjinho, eu já sabia. hahaha)

Bjos

Anônimo disse...

Carolina, em qual parte entra o atum? não sei se foi falha minha mas eu não encontrei essa parte na receita.

sus receitas são ótimas!

Carolina disse...

Ary: a receita original leva anchova, vc gosta? Se não, acho que pode ficar bom com beringela tb.... tem um sabor marcante, combina com o espírito do prato :) E Ariadne é grego, não é? Sua chique!

Anônimo: já corrigi a receita, foi erro de digitação mesmo, rs.

Joao disse...

Tem até cena de filme neste post, com a inconfundível trilha ao som de violino.

João deriva do hebraico e significa "Deus é bondoso". Como é um nome bíblico, tem uma versão para cada idioma: Juan, Johan, John and so on.

O prato, além de fácil de fazer, tem uma aparência ótima, né? Fast food do amor.

Anônimo disse...

Carol sua fazendeira hahaahaha =D
Duvido acertar quem é hihihihi

Ary disse...

Anchova? ãmmm não hahaha tem outra sugestão? :P

E Ariadne é grego sim ;)