segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quiche de tomates cereja e minha nova obsessão

Eu tenho um sério problema.

Sou uma pessoa difícil de agradar, mas quando eu gosto de alguma coisa ou de alguém, eu gosto mesmo. Muito.

Torci o nariz demais pra Game of Thrones. Vi o primeiro episódio sem saber muito bem sobre o que era a série. Só sabia que tinha o Sean Bean e que era meio estilo Senhor dos anéis. Ahan.... vai sonhando, Carol.

Resultado: o primeiro episódio me chocou e eu prometi pra mim mesma que não veria mais nada sobre.

Maaaaaas, quem me conhece sabe que eu sou mais curiosa que o gato e não aguentei não saber o que aconteceria depois. Ou seja: já vi a primeira temporada inteira, estou super ansiosa pra assistir o episódio de ontem e sou completamente Team Stark.

Lógico que essas duas criaturas foram razão mais do que suficiente para eu gostar tanto da série :)

Só tem uma coisa que me irrita, o fato da HBO adorar explorar (demais) sexo e nudez de forma desnecessária. Vamô parar de mostrar peitinho e pipi e focar na história, galera? Obrigada!

Ao contrário da HBO, essa quiche não peca por excessos. A massa e o recheio são super leves e deliciosos! Pode repetir sem medo de ser feliz! Quiches também viraram uma obsessão, e desde que acertei a receita tenho pensado em inúmeras variações.



A quiche de hoje vem de um livro que eu (ainda) não tenho! Abençoado seja o visualizador eletrônico da Amazon! (Sim, também sou obcecada por livros de culinária... mas essa vocês já sabiam).

Quiche de tomate cereja e espinafre
da minha próxima aquisição
6 porções 

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de leite

Misture com a ponta dos dedos a farinha e a manteiga até obter uma farofa. Adicione o ovo, o sal e o fermento e continue misturando. Adicione o leite aos poucos até dar liga. Talvez nem seja preciso todo o leite. A massa tem que ficar uma bola lisa e bem uniforme.

Preaqueça o forno (180º). Pegue uma assadeira redonda (média). Abra a massa em superfície lisa, limpa e enfarinhada. Transfira a massa para a forma (não untada), faça furinhos com um garfo (pra massa não estufar), cubra com papel manteiga e espalhe grãos de feijão por cima (também impedirão que a massa estufe). Asse em forno médio por cerca de 25 minutos. Essa etapa é importantíssima para que a massa não fique úmida quando o recheio for colocado sobre ela.

Enquanto ela assa, prepare o recheio.



Recheio:
1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
1 cebola fatiada fatiada
1 dente de alho picadinho
cerca de 15 tomates cereja (eu usei metade vermelho e metade amarelo)
200g de espinafre lavado (só as folhas)
gostas de suco de limão
1 potinho de cream cheese
2 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
1 pitada de noz moscada
sal e pimenta à gosto


Doure a cebola e o alho na manteiga, adicione os tomates, o espinafre, o limão e uma pitada de sal. Refogue por alguns minutinhos, só para dar uma amolecida.

Em um recipiente, misture o cream cheese, os ovos, o creme de leite, a noz moscada e tempere à gosto com sal e pimenta (cuidado para não colocar sal demais). Use um fuet e misture bem.

Adicione o espinafre e os tomates à mistura do creme (descarte a água que o espinafre soltou).

Depois que a massa estiver pré-assada, retire do forno, descubra e adicione o recheio liquido. Por cima eu ralei um pouco de parmesão fresco, o que me custou um baita machucado no pulso, rs.

Coloque com cuidado de volta ao forno e asse no forno (baixo/médio) por uns 20 minutos ou até o recheio estar durinho e corado. Eu alterno a temperatura com medo de queimar. No começo deixo mais alto e depois diminuo para assar bem.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva com uma saladinha. DE-LÍ-CIA.

Só não aconselho comer assistindo Game of Thrones :)

3 comentários:

Malu disse...

Game of Thrones!!!! como não ser Team Stark né?! hahahahahahahahah
ainda mais com os gatinhos!!!! ;)

E a receita, mais do q impressa e pronta pra ser feita aqui no frio de Curitiba, afinal... "winter is coming!"

Anônimo disse...

Essa receita é muito saborosa!!!



Gostei bastante!!

Recomendo, porque ela é demaaaaiiisss!!


Sandra

joao disse...

Há pouco tempo, passava na HBO uma série chamada In Treatment. É sobre um psicanalista que analisa 4 pessoas e também ele próprio, que vai à análise. Cada dia da semana era um paciente e ele próprio, na sexta-feira.

Vi um episódio e pensei "nunca que terei paciência de acompanhar isso". Duas semanas depois não me desgrudava da TV, imaginando "ajudá-lo" a solucionar os problemas dos pacientes dele.

Conclusão: seriados, os bons, VICIAM! =D

Gosto muito de quiche, mas costumo comer apenas os das padarias, no café da manhã, que são feitos como em fábricas, não são tão bons quanto esse da sua receita!