Ah, a França...
Desde que assisti Meia-noite em Paris me arrependi um pouquinho de não ter atravessado o canal da mancha e ter dado um pulo na cidade dos apaixonados...
Um amigo me disse uma vez que estava guardando Paris para uma ocasião especial. Achei bonito isso... ele podia pegar um trem e em menos de 1 hora estaria ali, mas achou melhor esperar, pra deixar a visita ainda mais inesquecível.
Eu viajo vendo filmes e sou completamente apaixonada por trilhas sonoras! Desde que ouvi o Yann Tiersen em O fabuloso destino de Amélie Poulain virei fã do cara! Esse filme é tão, mas tão lindo e delicado que não tem como assistir e não se apaixonar. Ao não ser que você tenha coração de pedra, meu amigo...
Por acaso (graças a uma visita sem compromisso, juro, pela Amazon Uk), descobri que uma mocinha inglesa chama Rachel Khoo escreveu um livro chamado The little Paris kitchen e fez uma série de 6 programas super fofos pela BBC. Foi abrir o youtube, ver o programa e pronto: mais um item pra lista de obsessões! Adorei a ideia do livro, amei o jeito que o programa foi produzido e fiquei com vontade copiar várias receitas, usar batom forte igual ela e passear pelas ruas de Paris comprando delícias.
A receita de hoje ainda não é inspirada nas da Rachel, mas é uma versão salgada da famosa sobremesa tarte tatin, normalmente feita com maçãs e bem famosa no mundo todo.
P.s: a trilha sonora da receita foi a da Amélie. Achei digno :)
Tarte Tatin de beterraba
do lindo e mega bom Veg Everyday
Serve 4 pessoas comilonas
Massa:
300 g de farinha de trigo
uma pitada de sal
100 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água gelada
Misture a farinha, a manteiga e o sal com a ponta dos dedos, até virar uma farofinha. Adicione a água gelada e sove um pouco, até dar liga. Caso precise de mais água, adicione até dar o ponto. Forme uma bola, enrole em papel filme e guarde na geladeira por meia hora.
Beterrabas:
1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de chá de vinagre
2 colheres de chá de açúcar mascavo
300 - 400 g de beterrabas pequenas (se forem grandes, fatie no meio)
sal à gosto
Derreta a manteiga e o azeite em uma panela, adicione o vinagre e o açúcar, misture para derreter tudo. Adicione o sal e a pimenta.
Em um refratário, adicione esses temperinhos e cubra com as beterrabas. Cubra tudo com papel alumínio e asse em forno preaquecido (alto) por 30 - 40 minutos, até as beterrabas estarem macias.
Vinagrete:
1 cebola pequena picadinha
2 ramos de cebolinha picados
salsinha picada à gosto
1 colher de chá de mostarda
1 colher sopa de vinagre
4 colheres de sopa de azeite
1 pitada de açúcar
Misture os ingredientes em um potinho de vidro, feche a tampa e chacoalhe bem.
Montagem:
Retire a massa da geladeira, abra com o rolo em uma superfície enfarinhada. Retire as beterrabas do forno, descubra o papel alumínio. Desvire as beterrabas (com cuidado), colocando a parte redondinha para baixo, e com a parte mais reta para cima. Cubra com a massa, colocando as bordinhas para dentro.
Devolva ao forno e asse por 20 minutos, ou até que a massa tenha estufado e dourado.
Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme com cuidado e sirva com o vinagrete, que é simplesmente perfeito para quebrar o doce das beterrabas.
A torta fica linda e super gostosa!