domingo, 25 de março de 2012

Bolo de banana + chocolate e uma inspiração

A ideia de escrever um blog de receitas vem de longe....

Minha maior inspiração nacional vem desse blog lindo: o Technicolor Kitchen

A Pati, que é a mente brilhante por trás das panelas, tem uma super paixão por cinema e salpica todos os seus posts com alguma referência à sétima arte. As fotos são lindas demais e as receitas, nossa... as receitas são DELICIOSAS!

No dia em que vi essa receita, minha boca salivou de tão apetitosa que a combinação era: bolo de banana com cobertura de chocolate. Simples, prático, nenhum ingrediente de outro mundo, e enlouquecedoramente deliciosa.



Testei a receita e o resultado não podia ter sido melhor: foi o bolo mais fofo, macio e saboroso que eu já assei em toda a minha vida.


Bolo:

2 1/3 xícaras  de farinha de trigo
1 (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) rasa de sal
2/3 xícara de manteiga sem sal, levemente amolecida
1 ½ xícaras de açúcar
2 ovos grandes
½ xícara  de iogurte natural integral
1 ¼ xícaras de bananas bem maduras, amassadas com um garfo (cerca de 4 bananas médias)
2 colheres (chá) de baunilha

Cobertura:

185g de chocolate amargo picadinho
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal


Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma retangular de 22x32cm.
Peneire juntos a farinha para bolo, o fermento em pó e o sal em uma tigela média e misture bem. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar granulado até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Junte o iogurte e bata por mais 1 minuto.
Reduza a batedeira para a velocidade baixa e acrescente metade dos ingredientes secos, batendo só até incorporar. Junte a banana e a baunilha, seguidas do restante dos ingredientes secos, e bata somente até misturar. Transfira a massa para a assadeira preparada e asse por 20-25 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Deixe esfriar completamente na forma.

Prepare a cobertura: junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, misturando até derreter os ingredientes e obter uma mistura lisa e homogênea. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por 20-30 minutos. (Na receita da Pati, ela diz pra bater a cobertura na batedeira,  até que ela fique espessa e cremosa, mas eu pulei essa etapa e espalhei direto no bolo).

Delícia, delícia e delícia!







quinta-feira, 15 de março de 2012

Espetinhos de frango e legumes e coisas que eu não aguento mais

Pra mim chega!

O verão ficou longo demais pra mim. Cansei de dormir com calor, acordar com calor, me vestir com calor, passar maquiagem e sair pro trabalho e ao meio-dia tudo ter escorrido e sua pele ficar super oleosa, o cabelo lavado e cheiroso ficou grudento e feio, a falta de apetite, o ônibus lotado com gente fedida (e mal educada), o trânsito caótico de São Paulo (e seus motoristas mal educados), o computador que desliga sozinho, as trombadas que dou nos móveis e os muitos roxos adquiridos, calos no pés feitos pela sapatilha nova, café solúvel, música alta no vizinho, funk no ônibus na maior altura, comida ruim de restaurante, a mulherada usando o mesmo batom sempre (Snob e afins)...

....

A lista podia continuar, com toda certeza. Sei também que não sou a única cansada.

O que anda te cansando ultimamente?

o trabalho?

a família?

o namorado mala?

a falta de tempo?

o trânsito? Ah, esse eu aposto que te cansa!

A receita de hoje é meu adeus ao verão... Espetinhos de frango com legumes e um molho refrescante de iogurte pra acompanhar. Ótimos para um almoço leve e rápido.


Espetinhos de frango, legumes e molho de iogurte
(para 6 pessoas)

1 copo de iogurte natural
1/4 de xícara de cebola picada
1 xícara de salsinha picada
1/2 colher de chá de curry em pó
Sal e pimenta
1 kg de peito de frango sem pele picado
1 pimentão amarelo picado
1 abobrinha grande picada
2 xícaras de tomates cereja
1 colher de sopa de azeite

Triture o iogurte, a salsinha e a cebola em um processador. Transfira a mistura para um recipiente e adicione o curry e sal a gosto. Reserve.

Tempere o frango com cebola, alho, sal e azeite. Deixe descansando por 30 minutos.

Preaqueça o grill. Misture os pimentões, os tomates e a abobrinha com azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Monte os espetinhos, intercalando a carne e os legumes.

Grelhe os espetinhos até ficarem dourados. Sirva com o molho de iogurte.


Semana que vem espero que pelo menos meus problemas com o calor já sejam resolvidos :)

terça-feira, 6 de março de 2012

Farfale alla puttanesca com atum e o que há em um nome

Já perguntava Julieta para seu Romeo: 'What's in a name?'

Ninguém melhor do que os dois para notar a importância de um nome, especialmente quando se está apaixonado por alguém de uma família inimiga...

Eu entendo a pergunta da Julieta... o que há em um nome, que por mais simples que seja, consegue transmitir tantos significados e até mesmo mudar a vida das pessoas?

Carolina tem 2398569285765 significados, e o que eu achei hoje foi esse: Carolina - origem teutônica, aquela que é forte. 

(Me sentindo poderosa em 3,2,1...)

Ok, qual o significado do seu nome? Você sabe?

A receita de hoje tem um nome engraçado, e as histórias por trás dele são várias.... o mais provável é  que essa pasta, por ser rápida, era o prato escolhido pelas mocinhas de vida fácil (ou não tão fácil) devorarem antes ou depois de um encontro com seu cliente.



Eu, na verdade, acho que se chama puttanesca por ter vários temperos e sabores fortes, e imagino uma mulher andando em alguma rua italiana, com um vestido vermelho apertado, com salto e segura de si.

O farfale é uma escolha pessoal, você pode substituir pela sua massa favorita. A receita original leva anchovas, e também fica maravilhosa.



Farfale alla puttanesca com atum:
Para 4 pessoas

3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
4 xícaras de chá de farfale (eu sempre prefiro os de grano duro)
4 tomates italianos picados
3 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 lata de atum sólido em óleo
sal, pimenta e salsinha picada à gosto

Ferva água em uma panela. Aqueça em fogo médio uma frigideira grande untada com azeite. Adicione a cebola e o alho e doure por cerca de 6 minutos.
Enquanto isso, cozinhe a pasta até al dente. Adicione os tomates, o atum, azeitonas e alcaparras ao alho e cebola. Tempere com sal e pimenta.
Cozinhe por cerca de 5 minutos, até os tomates começarem a desmanchar. Escorra a massa e misture-a ao molho, adicionando a salsinha e misturando delicadamente para combinar tudo.
Sirva com queijo parmesão fresco ralado.

Pouco importa a origem do nome da receita, ela é simplesmente DELICIOSA e super fácil de preparar.

p.s: não esqueçam de assinar seus comentário, adoro saber o nome de vocês :)